Interface anuncia a conquista dos selos GreenCircle com informações ambientais certificadas

ATLANTA and LOS ANGELES – 03 de outubro de 2016 – A Interface, Inc. (Nasdaq: TILE),maior fabricante mundial de carpetes modulares e líder em negócios sustentáveis, estreará uma nova certificação, emitida pela GreenCircle Certified, LLC e apresentará a missão Climate Take Back™ na Conferência e Expo Internacional Greenbuild 2016, a ser realizada entre os dias 5 e 6 de outubro, em Los Angeles.

Novos selos GreenCircle Certified Environmental Facts™

Após meses de rigorosas auditorias, a GreenCircle desenvolveu dois selos GreenCircle Certified Environmental Facts™ (algo como a já conhecida tabela de "informações nutricionais") para os produtos com sistema de base GlasBac® e GlasBacRE que utilizam fios de Nylon 6 ou Nylon 6.6. Tais produtos compõem a grande maioria dos carpetes modulares fabricados e comercializados pela Interface nos Estados Unidos – cerca de 97% da produção do ano de 2016, até o momento. A Interface é a primeira fabricante de revestimentos para pisos a receber esta certificação, que representa a validação por parte de um terceiro dos atributos ambientais e de saúde humana em nível de produto, bem como das declarações de pegada ambiental de nossas fábricas, em um formato acessível e de fácil entendimento.

A GreenCircle é uma entidade de certificação de terceiros reconhecida internacionalmente, cujo processo minucioso de avaliação atesta, de forma independente, a veracidade e a validade das declarações de sustentabilidade relacionadas a produtos e operações de uma organização. A GreenCircle segue a norma de conformidade ISO 17065 e cumpre os requisitos da indústria para órgãos de certificação de produtos, processos e serviços. É reconhecida tanto pelo United States Green Building Council (USGBC) quanto pelo International Living Future Institute como entidade válida de certificação de terceiros.

"Identificamos que havia um problema com as informações relacionadas à sustentabilidade disponíveis atualmente - ou eram demasiado densas para um especificador de produto ou cliente analisar ou demasiado simplistas ao fornecer os dados necessários para uma tomada de decisão consciente", relata Annie Bevan, Vice-Presidente de Serviços de Certificação da GreenCircle. "Nossos selos de informações ambientais certificadas resolvem este problema, fornecendo às partes interessadas rápido acesso aos dados de que mais precisam".

Semelhante, em formato, à agora universal tabela de informações nutricionais, presente nas embalagens dos produtos alimentícios, o selo GreenCircle de informações ambientais certificadas permite a avaliação rápida de métricas como pegada de carbono, percentual de conteúdo reciclado, energia renovável, ingredientes materiais e certificações relacionadas (NSF-140, Green Label Plus e créditos LEED v4, entre outras). Por exemplo, por meio do processo de certificação, a GreenCircle pôde verificar que os produtos padrão da Interface são fabricados com, pelo menos, 66% de conteúdo reciclado, utilizando 99% de energia renovável.

Como parte de um programa-piloto desenvolvido em parceria com o Departamento de Defesa dos Estados Unidos, o selo GreenCircle de informações ambientais certificadas é utilizado para conectar fabricantes de produtos a compradores federais e é recomendado no Guia de Verificação do GSA-DOE para Compradores Federais de Produtos Sustentáveis, com o objetivo de atender aos requisitos de procurement federais definidos na Ordem Executiva 13693.

Retomada do Clima no Greenbuild 2016

O avanço alcançado pela Interface em nível de fábrica e de produto é resultado de 22 anos de foco na meta estabelecida no âmbito da Missão Zero®, de eliminar o impacto negativo de suas operações sobre o meio ambiente até 2020. Como demostram os selos, a Interface está a um pequeno passo de alcançar o objetivo e, com isso, indica que pretende ir além, ao anunciar uma nova missão, a Climate Take Back. Por meio desta missão, pretende-se, mais uma vez, transformar a Interface, no sentido de contribuir para reverter o aquecimento global – e atrair apoio da indústria, clientes, parceiros e líderes de sustentabilidade para que isso aconteça. O novo plano foi divulgado no segundo trimestre de 2016, e representantes da empresa falarão mais sobre o assunto com participantes do Greenbuild.

A Interface reconhece a importância de engajar sua base de clientes; na verdade, a jornada da empresa rumo à sustentabilidade foi inspirada por um questionamento de um desses consumidores. Desde 1994, a Interface tem avançado significativamente no objetivo de eliminar seu impacto ambiental negativo, e tal esforço, na verdade, redefiniu o nível de impacto que fabricantes devem ter sobre o meio ambiente.

O Diretor de Operações da Interface, Jay Gould, fará uma palestra para executivos de alto escalão em uma sessão só para convidados no Greenbuild 2016. Na oportunidade, falará sobre como a Interface e as indústrias sustentáveis, como um todo, podem começar a reverter o aquecimento global, mais além do que, simplesmente, reduzir a pegada de carbono. O objetivo da palestra é compartilhar ideias sobre como a Interface trabalhará para atingir essa meta dentro de seu negócio e discutir os caminhos que podem ser percorridos por outros atores do mercado.

"A humanidade enfrenta, atualmente, um de seus maiores desafios: o aquecimento global", disse Gould. "Não é mais suficiente concentrar-se em reduzir o impacto negativo sobre o meio ambiente – precisamos reunir as melhores mentes, incluindo líderes de sustentabilidade, inovadores, tecnólogos e empresários, entre outros, para promover mudanças positivas. Para progredir, é preciso engajar todos os stakeholders, incluindo investidores, funcionários, clientes, parceiros e o mundo em geral, para nos ajudar a construir melhores modelos de negócios".

A Diretora de Sustentabilidade da Interface, Erin Meezan, será apresentada na cerimônia de encerramento da Greenbuild, no dia 7 de outubro, às 11h. Erin falará sobre o progresso da sustentabilidade de forma global e iniciativas em geral, incluindo a Climate Take Back, para desafiar os participantes da conferência a vislumbrar um novo futuro, em que o carbono seja uma oportunidade, não um desafio.

A Greenbuild também promoverá as seguintes sessões:

• Nature Inspired Material Innovation: Factory as Forest” (em tradução livre, Inovação de materiais inspirada na natureza: a fábrica como uma floresta), em 5 de outubro, às 8h, com participação da Diretora de Sustentabilidade da Interface, Erin Meezan
  • "Materials Think Tank at Greenbuild (em tradução livre, pensando os materiais no Greenbuild)", em 6 de outubro, às 15h30, com Mikhail Davis, Diretor de Projetos de Restauração da Interface e Presidente do Grupo Técnico-Consultivo de Conteúdo e Recursos (MR TAG) no Green Building Council

Visite o estande da Interface na Greenbuild (1143) para conhecer a nova coleção World Woven™ e saber mais sobre a Climate Take Back.

Sobre Interface
A Interface, Inc. é a maior fabricante mundial de carpetes modulares, desenvolvidos por meio das marcas Interface® e FLOR®. Estamos comprometidos com a sustentabilidade e empenhados em minimizar nosso impacto sobre o meio ambiente, enquanto agregamos valor para nossos acionistas. Nossa nova missão, a Climate Take Back, foca na geração de impactos positivos no mundo com o intuito de criar um clima adequado para a vida.

Para mais informações: interface.com and blog.interface.com. Siga-nos nas redes sociais: Twitter, YouTube, Facebook, Pinterest, LinkedIn, Instagram, and Vimeo.

Assessoria de imprensa:  Katie Shuford, Edelman para Interface, +1 404.481.7587, katie.shuford@edelman.com